Mais de 27.000 pessoas de todas as regiões do Brasil e de diversas parte do mundo marcaram presença na 21ª edição da Hortitec- Exposição Técnica de Horticultura Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – que aconteceu no pavilhão da Expoflora, sito na Alameda Maurício de Nassau, nº 675, em Holambra, SP, no período de 28 a 30 de maio, das 09h00 ás 19h00.
A maior e mais importante mostra da horticultura brasileira superou as expectativas mais otimistas ao reunir também 410 empresas expositoras. A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, MônikaBergamaschi, e o Deputado Federal Junji Abe visitaram a Feira e percorreram os estandes da mostra.
O diferencial da Hortitec esteve, mais uma vez, no nível técnico do público que a visitou. Isto porque grande parte dos convites foi distribuída pelos próprios expositores aos seus clientes atuais e potenciais. Como somente visita o evento quem tem real interesse no setor, a Hortitec tornou-se um evento indispensável para produtores rurais e profissionais de agribusiness interessados em conhecer as tendências do mercado de flores, frutas, hortaliças e florestais, trocar experiências, participar de capacitação técnica, fazer e programar negócios a curto, médio e longo prazos. O volume de negócios chegou aos R$ 100 milhões previstos.
Com este seleto público e a grande presença de profissionais e empresas estrangeiras, de diversas partes do mundo, a edição 2014 consolidou a Hortitec como um evento internacional, maior e mais importante da América Latina.Estufas, telas, ferramentas, embalagens, vasos, defensivos, fertilizantes, irrigação, sementes, mudas, bulbos, substratos, climatização, biotecnologia, assessoria técnica e em comércio exterior, literatura e produtos importados estão entre os itens expostos aos visitantes.
Como em 2014, devido a Copa do Mundo da FIFA, a Hortitec foi antecipada para maio, em 2015 a mostra hortifrutícola volta ao mês original e acontece de 17 a 19 de junho, também no Pavilhão da Expoflora. A Hortitec surgiu do ideal de um grupo de empresários, que sentia a necessidade de ter no Brasil um evento nos moldes das principais exposições no exterior, onde os participantes pudessem ter contato com empresas expositoras, conhecendo as necessidades do setor e realizando negócios.
A AEA – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Holambra, presidida pelo Engº Valter Francisco Hulshof participou da 21ª Hortitec, com um estande montado na feira e no dia 29 de maio, das 14h00 ás 16h00, promoveu no Auditório da feira um ciclo de palestras ministradas pelo Diretor Financeiro da MÚTUA-SP, Engº Egydio Angerami Filho que falou das vantagens de ser filiado à MÚTUA, pelo Presidente de FAEASP, Arqº Valdir Bergamini, que apresentou a entidade e os convênios e benefícios a disposição dos profissionais associados ás suas federadas. O EngºLoremberg Moraes encerrou o ciclo com a palestra “Otimização dos Recursos Hídricos na Agricultura. A iniciativa da AEA-Holambra contou com o apoio do CREA-SP, da MÚTUA-SP e da FAEASP.