Unidade do Crea-SP em Botucatu agora é Casa da Engenharia

                    Na manhã do dia 11 de abril, o CREA-SP inaugurou mais uma Casa da Engenharia no Interior do Estado.  Trata-se de sua UGI – Unidade de Gestão de Inspetoria no município de Botucatu, à Rua Prefeito Tonico de Barros, nº 612, Centro, reformada de acordo com os preceitos do projeto Casa de Engenharia, que estabelece uma padronização visual para as Unidades do Conselho, conferindo-lhes identidade de fácil assimilação e atendendo exigências de acessibilidade e sustentabilidade. Com seu auditório para cerca de 70 pessoas, a UGI Botucatu também poderá otimizar sua aproximação entre a comunidade tecnológica e a população local.

                    A reforma, conduzida pela THI Engenharia e Arquitetura, vencedora da licitação para a execução da obra, corresponde à segunda intervenção do Conselho na implantação do projeto. A primeira foi a Casa da Engenharia de Ibitinga, UOP – Unidade Operacional de Inspetoria inaugurada no final de março.

Unidades com DNA próprio: Além da padronização visual e do cumprimento das exigências para acessibilidade, as Unidades do CREA-SP em construção atendem aos mais inovadores princípios de engenharia, como ventilação cruzada em efeito chaminé; obra seca e rápida, com estrutura metálica, constituída por painéis de dry wall e placa cimentícia; preservação de área verde de acordo com a peculiaridade de cada terreno; utilização de materiais isolantes térmicos, película redutora de calor, climatizadores evaporativos, sistemas de aproveitamento de água de chuva e de captação de energia solar por meio de placas voltaicas; telhas tipo sanduíche para melhoria da inércia térmica; maior aproveitamento dos recursos naturais de ventilação e iluminação; jardim vertical;  otimização de materiais aliada à prática de menor desperdício.

                    “Em toda a concepção da Casa da Engenharia, destaca o Presidente do CREA-SP, Engº Francisco Kurimori, utilizamos o conceito de tecnologia sustentável para termos um projeto ecologicamente correto. No caso de Botucatu, por se tratar de uma reforma em imóvel antigo, o CREA-SP priorizou a modernização do prédio dentro do novo critério de padronização visual e o atendimento às exigências de acessibilidade, com a instalação de equipamentos para pessoas com problemas de mobilidade. Em paralelo ao projeto de implantação da Casa da Engenharia, o CREA-SP continua expandindo seus serviços de atendimento com a instalação de novos postos em diferentes localidades, de forma a aproximar o Conselho dos profissionais.

                    Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o Superintendente de Fiscalização do CREA-SP, Engº Luiz Roberto Sega; o Coordenador UNAOP – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Oeste Paulista, Engº Luís Francisco Quinzani Jordão; o Presidente da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia  do Estado de São Paulo, Arqº Valdir Bergamini; o Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, André Rogério Barbosa; o Presidente do CREA-SP, Engº Francisco Kurimori; o Prefeito de Botucatu, João Cury Neto; o Diretor Geral da MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/SP, Engº Pedro Shigueru Katayama e o Presidente da Associação de Engenharia de Botucatu, Engº Nelson Silva Lara. O Reverendo Clayton Leal da Silva, da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu, abençoou a Casa da Engenharia local, dizendo que “além de suas edificações, a Engenharia deve construir valores”.

Parceria com a Associação em condições ideais – A UGI Botucatu, que compartilha suas instalações com a AEB – Associação de Engenharia de Botucatu, atende cerca de 2.700 profissionais e empresas da cidade e da região (Botucatu, Conchas, Anhembi, Bofete, Pardinho e Itatinga A Associação de Botucatu conta com cerca de 780 afiliados. Além de autoridades do CREA-SP, da Associação e do município, prestigiaram a solenidade profissionais de várias regiões do Estado.