Na manhã do dia 4 de junho, o CREA/SP inaugurou mais uma Casa da Engenharia,desta vez no município de Itanhaém, na Rua Aécio Mennucci, nº 281, Jardim Fazendinha. As Casas da Engenharia do CREA/SP fazem parte do projeto de modernização do Conselho e são construídas com base no que há de mais avançado em termos de sustentabilidade, acessibilidade e identidade visual. A Casa da Engenharia de Itanhaém se constitui no segundo Centro de Treinamento inaugurado pelo Conselho em menos de dois meses (no dia 7 de maio foi inaugurado o Centro de Treinamento de Monte Alto), cabendo à nova unidade uma perspectiva de atendimento de demandas do Litoral Sul e Vale do Ribeira. Junto da nova unidade do CREA/SP funcionará a AEAI – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itanhaém, a exemplo de centenas de outras localidades no Estado. A parceria deverá concorrer para a melhoria do atendimento aos profissionais e empresas da área tecnológica na região.
Já são dezesseis as Casas da Engenharia entregues no estado de São Paulo, Ibitinga, Valinhos, Andradina, Dracena, São Manoel, Itápolis, Botucatu, Ourinhos, Barra Bonita, Avaré, Laranjal Paulista, São José do Rio Pardo, Adamantina, Praia Grande, Monte Alto e Itanhaém, sendo que muitas outras estão nas fases de licitação, concepção do projeto ou execução da obra.
Compuseram a mesa diretora do evento o Presidente da AEAI – Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itanhaém, o Eng.Vinicius Camba de Almeida; o Diretor Geral da MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/SP, Eng.Pedro Shigueru Katayama; o Conselheiro Federal por São Paulo, Eng. Osmar Barros Junior; o Conselheiro Federal por Goiás, Eng.Paulo Roberto Lucas Viana; o Presidente do CREA/TO, Eng.Marcelo Costa Maia; o Presidente da Câmara Municipal de Itanhaém, Tiago Rodrigues Cervantes; o Presidente do CREA/SP, Eng. Francisco Kurimori; o Prefeito de Itanhaém, Advogado Marco Aurélio Gomes dos Santos; o Presidente do CREA/GO, Eng.Francisco Antonio Silva de Almeida; o Conselheiro Federal por São Paulo, Eng.Jolindo Renno Costa; o Conselheiro Federal por Pernambuco, Eng.Leonides Alves da Silva Neto; o ex-Presidente do CREA/SP, Eng.André Monteiro de Fázio, representando os ex-presidentes do Conselho; o Superintendente de Fiscalização do CREA/SP, Eng.Luiz Roberto Sega e o Presidente da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo e Vice-Presidente do CAU/SP, Arquiteto e Urbanista Valdir Bergamini.
O Presidente do CREA/SP agradeceu ao Prefeito de Itanhaém pela doação do terreno para a construção da Casa da Engenharia e à Câmara Municipal pela aprovação do ato, enaltecendo em seguida o empenho dos Conselheiros Federais no Plenário do CONFEA em favor das causas de valorização do Sistema. O Eng. Kurimori também fez questão de mencionar a participação de muitos outros colaboradores no sucesso do programa Casa da Engenharia, como funcionários de todos os níveis, sua Diretoria, os Conselheiros Regionais, Inspetores e Presidentes de Associações.
Citando o filósofo Mário Sérgio Cortella, o Presidente do CREA/GO, Eng. Francisco Antônio Silva de Almeida, elogiou a atitude do CREA/SP em relação às Casas da Engenharia: “Jesus jamais dividiu pães e peixes. Tivesse feito isso, jamais teria alimentado tantos. Ele repartiu, partilhou. O que se divide, acaba. O que se partilha, se multiplica”.