Crea-SP conclui etapas preparatórias para o 9° CEP

O CREA/SP realizou no período da tarde do dia  04 de junho, no Centro de Treinamento da Casa da Engenharia de Itanhaém, inaugurado na mesma data, no período da manhã, mais um CRP – Congresso Regional de Profissionais, a quarta etapa preparatória para o 9º CEP – Congresso Estadual de Profissionais, que acontecerá no dia 25 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo e para o 9º CNP – Congresso Nacional de Profissionais, que acontece a cada três anos, sendo que em 2016 será realizado em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, no final de agosto, apresentando como tema central “O Sistema CONFEA/CREA em Defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras”. Os eixos temáticos que serão discutidos no Paraná são: defesa e fortalecimento da engenharia e da agronomia junto à sociedade; tecnologia e inovação; e carreira e prerrogativas da engenharia e da agronomia.

                    Antes de Itanhaém, o CREA/SP realizou Congressos Regionais na Capital, na Sede Angélica, quando reuniu profissionais de quatro Regiões Administrativas, e no Centro de Treinamento da Casa da Engenharia de Monte Alto, reunindo, em duas datas, profissionais de cinco Regiões Administrativas. Nessas quatro etapas preparatórias a COR – Comissão Organizadora Regional  do 9º CEP conseguiu levantar entre os participantes centenas de propostas que visam melhorias na legislação do Sistema CONFEA/CREA. As propostas aprovadas no Estado de São Paulo serão sistematizadas pela COR e levadas pela delegação paulista constituída por 44 representantes (22 delegados com mandato e 22 sem mandato) para o encontro nacional.

Como melhorar o Sistema – Questionamentos como “por que pago anuidade”, “o que o Conselho fiscaliza” e “por que não existe exame de ordem no Crea” são frequentes entre os profissionais registrados em São Paulo. Mas, antes de tudo, é preciso lembrar que a legislação está muito acima dessas questões: o Crea-SP integra um Sistema Profissional criado, por Lei Federal, há 82 anos e, para mudá-lo, os normativos que regulamentam o exercício de suas profissões precisam ser regularmente discutidos e atualizados. Essa é a função dos Congressos Regionais, Estaduais e Nacional.Nas aberturas dos Congressos Regionais do CREA/SP, profissionais de larga experiência no Sistema detalharam aos participantes os eixos temáticos do Congresso Nacional, mostrando-lhes que é possível minimizar o impacto da atual crise econômica sobre as profissões da Engenharia e da Agronomia apontando à sociedade os riscos a que se expõe ao optar por alternativas que não sejam a contratação de profissionais habilitados. Após essas apresentações, e antes da votação dos candidatos da delegação paulista para o Congresso Nacional de Profissionais, os participantes puderam fazer uso da palavra e colocar em discussão suas ideias.

Visando a multiplicar a participação de profissionais com registro, o CREA/SP também disponibilizou em seu site, ao longo de semanas, um canal de comunicação para apresentação de propostas que visassem ao aprimoramento das profissões da área tecnológica.