A SENAG – Lins realizou nos dias 20 e 21 de setembro passado, no auditório da SABESP, em Lins, SP, o curso de Inspeção Predial ministrado pelo professor e perito judicial Engº Vanderlei Jacob Júnior, que contou com a participação de 60 profissionais engenheiros, arquitetos e técnicos da área, onde foi abordado os conceitos e definições sobre a inspeção, contida nas normas de inspeção Predial do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia.
O objetivo do curso foi capacitar e orientar quanto aos procedimentos e avaliações necessárias ao diagnóstico do estado de conservação predial, bem como indicar providências que deverão ser encaminhadas no âmbito da manutenção a ABNT, NBR 5674 – Manutenção de Edificações.
Segundo Jacob, quando a manutenção ou o projeto não são executados corretamente, coloca-se a população em situação de riscos. “Em palestras falávamos da importância de avaliações técnicas de conservação, e muitos não davam a importância devida. Após muitas tragédias anunciadas, é que tramita uma lei federal, que ainda não foi implantada”, explica.
A lei que torna obrigatória a realização periódica de vistorias técnicas em edificações já foi aprovada em várias cidades do Estado de São Paulo e, com a nova norma, proprietários ou responsáveis legais de prédios públicos e privados são obrigados a possuir o documento de Certificação de Inspeção Predial, expedido pelas Prefeituras, após avaliação das condições estruturais, elétricas e de equipamentos das edificações.
Segundo a presidente da SENAG, Engª Keiko Kurimori, a associação já solicitou a Câmara Municipal de Lins, a elaboração de uma lei que torna obrigatória a Inspeção Predial em determinados prédios, levando em consideração a idade e tempo de utilização. “Prevenção é prioridade. E, trata-se de investimento, pois quanto mais cedo se detecta imperfeições gera menos custo em possíveis correções. A vida não tem preço. Graças a Deus não aconteceram tragédias por aqui, mas quem nos garante que amanhã, por conta de “custo”, isso não venha a acontecer”.