Encontro Regional, preparatório para o CRP de Jundiaí no dia 15 de junho, foi realizado, com sucesso, no Seminário São Francisco de Assis, cedido pela Prefeitura Municipal de Sumaré no último dia 13 de maio, às 19h.
O elevado número de profissionais que compareceu ao Seminário comprova o interesse da categoria nos Congressos Regionais, apontando e buscando soluções para melhorar cada vez mais o CREA SP e o Sistema de uma forma geral.
O Eng. Luiz Roberto Sega, Superintendente de Fiscalização do CREA SP, representou o Presidente do Conselho, Eng. Francisco Kurimori na abertura do Congresso de Profissionais.
O Secretário de Obras de Sumaré e representante da Prefeita Cristina Carrara fez uma analogia entre o dia do Encontro, 13 de maio, e os objetivos dos profissionais: “O dia 13 de maio marca na história a abolição da escravatura e a Lei Áurea. Abolir significa extinguir. E aqui, os profissionais querem extinguir a falta de ética e os problemas que prejudicam o desenvolvimento da engenharia regional e nacional”.
O Encontro de Sumaré, como conta o Eng. Agr. Alexandre Barbin, chefe da UGI de Americana, surgiu de uma discussão na CAF: “A ideia surgiu na CAF – Comissão Auxiliar de Fiscalização, composta pelos inspetores do Conselho. O pessoal entendeu que ficaria mais fácil discutirmos os problemas e propostas aqui na nossa região e depois levarmos tudo isso já pronto para o nosso Congresso Regional, que será na cidade de Jundiai”.
Para o Engenheiro Luiz Roberto Sega, que representou o Presidente do Conselho no Encontro de Sumaré, um dos grandes problemas que os profissionais enfrentam está relacionado com a legislação: “A legislação é antiga, do tempo da ditadura e precisa ser atualizada com urgência”.
O Engenheiro Luiz Roberto Sega lembrou aos profissionais da região de Sumaré que há um compromisso por parte do Presidente do Conselho em colocar em prática as propostas que forem apresentadas e que dependam apenas do Conselho para sua implantação. “Esse é um compromisso do Presidente Kurimori, o de promover todos os esforços no sentido de colocar em prática aquelas propostas feitas pelos profissionais e que não dependam de outras esferas para serem viabilizadas”.
Em sua palestra, o Eng Agr. Alceu Molina Júnior explicou como funcionam os Congressos Regionais e, ao mesmo tempo, fez uma retrospectiva histórica da legislação que norteia o Sistema.
Ao final dos trabalhos, o Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Sumaré, Eng. Valdemir Ravagnani, convidou para o palco os Presidentes de Associações presentes ao encontro e, com o auxílio do Eng. Agr. Alceu Molina Júnior, fez o sorteio de vários brindes aos profissionais. Esses brindes foram oferecidos pela Associação.