No dia 14 de março, o CREA-SP inaugurou mais uma Unidade Operacional de Inspetoria (UOP), desta vez no município de Guaíra, a 450km da Capital, na divisa com o Estado de Minas Gerais. A nova UOP do CREA-SP foi instalada na Avenida 9, n° 207, na área central da cidade, onde também funciona a AGEA – Associação Guairense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos. Com a nova sede, tanto o Conselho como a Associação passarão a atender melhor centenas de profissionais e empresas da área tecnológica registrados no CREA-SP.
Segundo o Presidente do CREA-SP, “estamos reformando nossas unidades no Interior para que se transformem em edificações modernas, acessíveis e sustentáveis, enquanto, paralelamente, damos os primeiros passos para a implantação do conceito da Casa da Engenharia em diferentes regiões do Estado”. Além das reformas previstas, o CREA-SP trabalha forte na implantação do conceito da Casa da Engenharia, concebido na gestão Kurimori, prevendo, em sua primeira etapa, 20 construções em terrenos doados por Prefeituras, partindo de projetos especificamente elaborados para atendimento aos princípios de modernidade, acessibilidade, sustentabilidade e conforto.Em breve pronunciamento, Kurimori declarou que “nossa parceria com as Entidades de Classe só visam prestar serviço à sociedade. Graças a recursos oriundos do CREA-SP, as associações de profissionais chegam à tão sonhada sustentabilidade e, com isso, conseguem interferir nos assuntos da cidade, como é o caso dos Planos Diretores e outras ações de interesse social”. Ao destacar a necessidade de organização da classe e a consequente organização da sociedade, Kurimori lembrou aos presentes que “só assim conseguiremos evoluir como Nação”. O Presidente do CREA-SP afirmou que “o CREA-SP de hoje vem fazendo a sua parte”, citando o combate aos maus profissionais que “não mais atuarão com seus diplomas falsos” e também àqueles que emprestam seu nome a leigos e outros maus profissionais. Kurimori disse que “não devemos nos contentar em mudar o estado de coisas apenas dentro do Sistema CONFEA/CREA’s. Já é uma grande coisa, mas temos de olhar também para a nossa política. O processo eleitoral que se aproxima é mais importante que a Copa do Mundo. Os jovens nas ruas estão nos dizendo como agir, e nós podemos agir de acordo com a nossa capacidade, pois temos valor para isso”.
Na frente de abertura do evento, as seguintes autoridades (da esquerda para a direita): o Coordenador da UNACEN – União das Associações do Centro Norte, Arqº Marcelo Martins Barrachi; o Presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Joaquim da Barra e Diretor de Esportes e Lazer da FAEASP, Engº João Luiz Scarelli (representando na ocasião o Presidente da FAEASP, ArqºValdir Bergamini); o Prefeito Municipal de Guaíra, Sérgio de Mello; o Presidente do CREA-SP Engº Francisco Kurimori; o Presidente da Câmara Municipal de Guaíra, Vereador José Reginaldo Moretti; o Presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil local, Dr. Luiz Roberto Bonjorno; e o Inspetor do CREA-SP na cidade de Guaíra e Presidente da AGEA – Associação Guairense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Engº Carlos Roberto Rosa Destri.
AS UNIDADES DO CREA-SP HOJE
Com a inauguração da UOP de Guaíra o CREA-SP conta com 169 Unidades de Atendimento aos Profissionais em todo o Estado. São 38UGI’s – Unidades de Gestão de Inspetorias (sendo que 12 delas são sedes das Regionais Administrativas do Conselho, em Araçatuba, Campinas, Barretos, Santos, Capital – Zona Leste, São José dos Campos, Piracicaba, Bauru, Mogi Guaçu, Araraquara, Botucatu e Jundiaí), 112 Unidades Operacionais de Inspetorias – UOPs e 19 Unidades Posto de Serviço – UPS.
A Sede Nestor Pestana, localizada na região central da Capital, é a mais antiga do CREA-SP e lá funcionam a UGI Centro, um auditório para eventos diversos e a sede da MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SP.
Na Sede Faria Lima, onde ficam a Presidência, a Diretoria, a Secretaria Geral e seis das sete Superintendências, o CREA-SP tem instalada a UGI Oeste, no andar Térreo.
Na Sede Rebouças, onde se realizam regularmente as reuniões das Câmaras Especializadas, das Comissões Permanentes e Especiais e ainda dos Grupos de Trabalho, funciona a Superintendência de Colegiados e, no andar Térreo, uma UPS e na Sede Angélica o CREA-SP tem o auditório onde se realizam mensalmente as Reuniões Plenárias e outros eventos, além de outras áreas de apoio.