Na noite de quinta-feira, 09 de maio passado, ás 20h00, a Comissão Organizadora da 47ª FAPI realizou uma reunião para tratar das medidas de segurança que serão tomadas para a edição de 2013. Participaram do encontro entidades parceiras como a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Tiro de Guerra, Polícia Rodoviária, OAB, Corpo de Bombeiros, AERO, CREA-SP, Associação de Moradores de Bairros da cidade, entre outros.
Durante a reunião várias sugestões foram apresentadas. Ficou definido que será feito um trabalho para tentar coibir novamente os estacionamentos clandestinos e o comércio ambulante no entorno do recinto. Também será proibida a entrada de pessoas com bebidas alcoólicas dentro do recinto, bem como a venda de bebidas destiladas dentro do recinto. Para oferecer uma maior segurança ao público, por mais um ano a polícia Militar contará com reforça policial de Batalhões e Companhias de várias cidades da região, assim como haverá efetivo com cavalaria e cães e a atuação do helicóptero Águia sobrevoando o recinto. A Comissão Organizadora está contratando cerca de 160 orientadores, além de brigadistas, tendo em vista que a FAPI é a maior feira agropecuária de portões abertos do País, e esse ano esperamos passar por aqui nos onze dias de feira em torno de 1 milhão de pessoas.
Outra medida que será mantida para a edição da FAPI deste ano é a instalação de 60 câmeras de vigilância que serão operadas pela empresa de segurança Guardiã com o apoio da Polícia Militar. Os aparelhos serão espalhados por todo o recinto e terão um sistema de zoom mais potente que poderá identificar com nitidez as pessoas além de um mecanismo que irá flagrar meliantes que são procurados pela polícia. Com relação ao atendimento do TAC – Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público referente a parte de segurança do recinto, o Presidente da FAPI Luiz Eduardo Bicudo Ferraro disse que o Sindicato Rural de Ourinhos já entregou o seu projeto na semana passada ao Corpo de Bombeiros e a Prefeitura ficou de encaminhar o que lhe cabe até a próxima semana. O nosso objetivo é atender esse TAC e com certeza até o início da FAPI tudo estará em ordem para a realização da feira, com toda a segurança à população.