A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá (AEAGuarujá) tem organizado uma série de ações, com o objetivo de criar, no município, uma legislação de obrigatoriedade de inspeção predial periódica. Os engenheiros acreditam que a medida pode garantir mais segurança e evitar acidentes fatais ou prejuízos materiais. Algumas cidades da região já possuem legislação sobre o tema há algum tempo e vários foram os acidentes que se destacaram no noticiário nos últimos anos.
Estes acidentes motivaram a AEAGuarujá a organizar, em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) uma palestra de conscientização e informação. O encontro reuniu profissionais da cidade e responsáveis por outras entidades. Guarujá tem como peculiaridade um número elevado de edifícios residenciais, não residenciais, industriais e públicos.
O resultado do encontro e da série de ações foi a elaboração de um Projeto de Lei, encaminhado ao engenheiro e vereador Marcelo Mariano (PSD). Uma comissão, composta pelo presidente Lealdino Pedreira e demais dirigentes da AEAGuarujá, se reuniu com o presidente da Câmara, José Carlos Rodriguez (PPS), além de outros vereadores, ocasião em foi exposta a gravidade da situação.
Agora, a AEAGuarujá aguarda a aprovação do projeto, ainda neste ano, já que um período estimado em seis meses é necessário para sua regulamentação. Os dirigentes da entidade querem, com a inspeção periódica, criar mecanismos de precaução contra acidentes causados por danos estruturais, queda de marquises, muros ou danos à eletricidade.
Fonte: Jornal do Guarujá
Engenheiro Gerson Viana (membro do IBAPE e co-autor da Cartilha de Inspeção Predial), Arquiteta Vanessa Pacola (Coordenadora da Câmara de Inspeção Predial do IBAPE), Engenheiro Leadino Pedreira (Presidente da AEAG) e o Engenheiro Arthur Ferreira (Vice Presidente da AEAG), durante a palestra realizada no último dia 05 de Dezembro.