A AEAU – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba completou no dia 10 de outubro 40 anos de atuação. A data foi comemorada no dia 27 com a realização de um jantar de confraternização no restaurante Espaço W. Participaram 155 pessoas, entre associados e familiares, autoridades e amigos. A festa contou com música ao vivo, drinks e jantar.
Prestigiaram o evento os presidentes do CREA-SP, Engº Francisco Yutaka Kurimori; da ACIU – Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Marcio Gonçalves Maciel, Vice-Presidente da Associação dos Contabilistas de Ubatuba, Denis Cesar Duarte; das Associações de Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba, Jacareí e Taubaté Engº Nilton de Oliveira e Silva, Engº Ricardo Perale e Engº Antonio Carlos Guimarães Silva, respectivamente, e o Conselheiro Federal da CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Renato Nunes.
O atual presidente em sua segunda gestão consecutiva, Engº Persio Dario Reale, ressaltou a importância da atuação da Associação ao longo destas quatro décadas. “Estamos na vigésima primeira gestão e todos aqueles que doaram seu tempo em prol da Associação contribuíram não só com o fortalecimento da entidade e da categoria, mas também para um crescimento mais ordenado de nossa cidade”, finalizou Reale. O presidente do CREA-SP, Engº Francisco Kurimori lembrou de gestores da AEAU e citou com muito carinho o ex-presidente Eduardo Barbosa Macedo, além é claro do também fundador e ex-presidente Roberto de Carvalho Rezende, presentes no evento.
Quatro décadas de conquistas
A ideia de criar uma associação surgiu a partir de um grupo de profissionais de engenharia e arquitetura idealistas que entendiam que o movimento associativo deveria ser forte e que a entidade seria o ponto de união da classe na região, com o pioneirismo representando as regiões do Litoral Norte e Vale do Paraíba, isso em 1975.
A AEAU desenvolve seu papel na sociedade participando ativamente da vida da cidade nos assuntos como Plano Diretor, Lei de Zoneamento, Projetos de Saneamento Básico, Regularização de Loteamentos e questões ambientais. Tem presença marcante em comissões, comitês e conselhos. Entre suas conquistas, saiu vitoriosa na luta junto ao Governo do Estado que impediu a reativação do presídio da Ilha Anchieta, trouxe o posto de atendimento do CREA no município, filiou-se à FAEASP-Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo e construiu a sede própria da entidade. Palestras e cursos de aperfeiçoamento à mão de obra local da construção civil, suporte administrativo e jurídico ao associado, são benefícios à categoria.
Jantar é realizado em casa tombada pelo Condephaat
Localizado na Praia Grande de Ubatuba desde 2011, o restaurante Espaço W ocupa imóvel que foi residência de veraneio de Severo Gomes. A construção teve início em 1958 e concluída em 1962. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Rino Levi e o paisagismo projetado por Burle Marx. Pelo valor da obra contemporânea o prédio foi tombado pelo Condephaat em 2005.
Severo Gomes teve uma grande importância nos cenário político e empresarial do país. Na militância política foi Ministro da Agricultura, da Indústria e Comércio, Senador e encerrou sua carreira como Secretário da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Foi também diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 1992, estava com Ulysses Guimarães no helicóptero que desapareceu entre Ubatuba e Angra dos Reis.