Objetivo:o curso pretende apresentar uma metodologia de projeto arquitetônico, gerenciamento e coordenação de projetos complementares, voltada para edifícios de pequena e média escala, a fim de se obter um melhor desempenho na fase de projeto, construção e da utilização do edifício construído. Será feita uma abordagem detalhada, através de estudos de caso e teoria, conforme os principais itens citados abaixo, a fim de auxiliar o profissional a adotar soluções técnicas e espaciais mais adequadas e particulares a cada tipo de construção.
Público alvo: engenheiros, tecnólogos e técnicos de edificação que atuem em Departamento de Obras, Departamento de projetos, Departamento de orçamentos ou afins e autônomos.
Conteúdo Programático:
1. Elaboração do programa de necessidades: apresentação do trabalho do profissional, conversa com os clientes, entendimento das necessidades e objetivos da construção e elaboração do documento norteador da etapa de projeto;
2. Implantação: leitura do entorno, escolha e consequências da orientação;
3. Técnica construtiva: escolha em função do local e suas especificidades, das necessidades do projeto,tempo de obra, custos previstos. Para essa abordagem, a construção será dividida alguns assuntos:
3.1 Fundações: leitura da sondagem, apresentação das técnicas disponíveis considerando suas vantagens e dificuldades para orientar escolha de sistema mais adequado conforme as necessidades do projeto e especificidades do local.
3.2 Estrutura: apresentação das especificidades e vantagens e dificuldades de cada sistema. Pré-fabricados em concreto, metálicos, alvenaria e alternativos.
3.3 Caixilhos e fechamentos: Posicionamento adequado das aberturas conforme programa, tamanho, tipos de proteção e técnicas disponíveis no mercado.
3.4 Cobertura: tipos e características, telhado com cobertura vegetal, técnicas de impermeabilizações, coberturas leves.
4. Adequação ao meio ambiente: apresentação de sistemas e soluções para otimização do conforto ambiental da construção e técnicas para melhoria do desempenho energético da obra. Apresentação dos impactos ambientais conforme algumas soluções normalmente utilizadas em construções.
5. Conclusão e discussões de aspectos gerais.
Carga Horária:12 horas.
Mês |
Dias |
Horários |
Observações |
novembro |
29 |
das 14h às 18h |
Intervalo para coffee-break |
novembro |
30 |
das 8h às 18h |
Intervalos para 2coffee-breaks e almoço |
ACIC – Rua José Paulino,1111, centro, Campinas (SP) |
Coordenação do curso: Marilene Mariottoni, Engenheira Civil com Pós-Graduação e Mestrado pela USP. Perita Judicial. Especialista em Formação e Docência no Ensino Superior. Professora Universitária há doze anos. Professora e Coordenadora de curso de Engenharia Civil em Campinas. Participação em vários cursos, Conferências e Congressos, como Mediação e Arbitragem pelo Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem (INAMA). Presidenta do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Municípios (APM) e ex-Presidenta da Associação Brasileira de Engenheiros Civis Departamento do Estado de São Paulo; participou de Grupos de Trabalho no CONFEA e no CREA-SP.
Docente:João Paulo Daolio, Arquiteto e Urbanista. Cursou a Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da USP entre 1998 e 2004 e a Delft Universityof Technology, em Delft, Holanda, em 2002. É sócio-fundador e arquiteto coordenador do escritório Obra Arquitetos desde 2004. (www.obraarquitetos.com). Professor de Linguagem de Arquitetura no Colégio Cassiano Ricardo / Anglo em São José dos Campos desde 2008.