No dia 06 de novembro de 2015, ás 19h00, foi realizado no Auditório da Casa da Engenharia de Ourinhos, sito na Av. Armando Silva, nº 210, Distrito Industrial I, Ourinhos, SP, evento supra partidário para discutir a atual conjuntura econômica e política. O evento contou com a presença de vereadores, prefeitos, deputados e lideranças políticas de toda a região, além da Prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes e do senador Aloysio Nunes Ferreira entre outras autoridades e personalidades de Ourinhos.
Após a reunião, o senador Aloysio Nunes conversou com alguns dos presentes, dentre eles a conselheira suplente do CAU/SP arquiteta e urbanista Ludimila Biussi e o assessor da Vice-presidência arquiteto e urbanista Claudio Mazzetti que, representando o Vice-presidente do CAU/SP Arquiteto Valdir Bergamini, expôs ao senador um assunto que teve destaque no Seminário realizado em São Paulo (sobre a “Nova Política Metropolitana”, organizado pelo GT do CAU/SP “Estatuto da Metrópole”), bem como em várias Conferências Regionais preparatórias para a Conferência Estadual do CAU/SP: a criação da “Carreira de Estado para Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos” (PLC 13/2013).
Destacou ele ao senador sobre a importância da Carreira de Estado para a sociedade e para os profissionais da área tecnológica que atuam no serviço público, já que a criação dessa Carreira incentivará o ingresso e permanência de quadros técnicos capacitados a nível federal, estadual e municipal, o que é imprescindível para implantação e controle das políticas públicas de estado.
O senador informou que já devolvera o “Projeto da Carreira de Estado” à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e que sua preocupação quando pediu vistas ao Processo estava relacionada à “identificação da origem dos recursos necessários” à implantação desse Projeto. Pelo número de pessoas presentes e pelo pouco tempo disponível, não foi possível aprofundar esse tema, mas o senador prontamente se colocou à disposição para discutir melhor em seu gabinete, esse e outros assuntos de interesse dos profissionais da área tecnológica.
Para entender melhor: em 05/11/2014, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado já aprovara o projeto, que deveria seguir então para sanção da presidente da República, por seu caráter terminativo. Contudo, no dia 17/11/2014 o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou recurso de pauta, com adesão de outros pares, no sentido da matéria ser encaminhada à discussão em plenário. O PLC 13/2013 (que trata da Carreira de Estado para engenheiros, arquitetos e agrônomos) tem o apoio do CAU e do Sistema CONFEA/CREA’s.