Rede de Responsabilidades Técnicas

O CREA/SP e a Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciaram as tratativas para estabelecer um termo de cooperação para inclusão das obras contratadas pela corporação na Rede de Responsabilidades Técnicas, canal de relacionamento desenvolvido pelo Conselho para identificar, em tempo real, as pessoas físicas e jurídicas contratadas ou em fase de contratação para realização de obra ou serviço de engenharia e agronomia, que, por força da lei, devem atuar em situação regular no Conselho.

                    Recentemente o Ten.Cel. PM Régis Moyses Pereira e o Maj. PM Jairton de Lucena Ribeiro, do Centro Integrado de Apoio ao Patrimônio da Polícia Militar, reuniram-se com o Presidente do CREA/SP, Eng. Francisco Kurimori, na Sede Faria Lima, para falar sobre alguns problemas enfrentados pela corporação na contratação de serviços de engenharia nas cidades de Dracena e Caçapava.

Também participaram da reunião o Secretário Geral do Conselho, Geol. Nivaldo Bósio; o Superintendente de Fiscalização, Eng. Luiz Roberto Sega; e o Procurador Jurídico Adv. Antony Araújo Couto.

“Aparece bastante gente interessada nas obras de vocês, pela imagem de seriedade da corporação. Infelizmente nem sempre existe isso do outro lado. Algumas exigências devem ser colocadas nos editais para impedir que empresas sem capacitação técnica participem dessas licitações, afastando os aventureiros”, disse o Eng. Kurimori.

A corporação está prevendo para o ano que vem a construção de dois centros de operação nas cidades de São José dos Campos e Ribeirão Preto, com obras orçadas em 15 milhões cada. Para que sejam evitados novos problemas, o Presidente do CREA/SP recomendou que o item “gerenciamento de obras” seja incluído nos próximos editais da corporação. “Não é custo, é investimento; você ganha qualidade e afasta os maus profissionais”, avaliou.

Para melhorar a fiscalização sobre os serviços terceirizados, o Presidente Kurimori sugeriu o estabelecimento de uma parceria com a corporação, a exemplo do que já existe com o Corpo de Bombeiros, inserindo as obras contratadas pela Polícia Militar no sistema de fiscalização à distância do Conselho. “Isso acaba qualificando os serviços”, destacou o Engenheiro.

                    O CREA/SP já encaminhou uma minuta do termo de cooperação para avaliação do comando geral da corporação e espera, já para o início do segundo semestre, iniciar a parceria com a Polícia Militar.