Se pudéssemos classificar simbolicamente dois dos eventos recentemente realizados pelo Sistema CONFEA/CREA’s em Foz do Iguaçu, mais precisamente a tradicional SOEA – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e a cada vez mais surpreendente ExpoSOEA, poderíamos dizer que o primeiro, em virtude de sua aura circunspecta e do caráter tecnicista, veste terno e gravata, e o segundo, mais informal e integrador, vai de esporte fino, de passeio completo e até mesmo de casual bem casual…
O primeiro evento prima pela sobriedade e se caracteriza pelas palestras clássicas e o tom comportado dos profissionais de várias modalidades nos debates com os especialistas, enquanto com o segundo, em sua missão de disseminar as boas práticas dos Conselhos Regionais na fiscalização das profissões do Sistema, acontece exatamente o contrário. Durante três dias o pavilhão que abriga estandes de 27 CREA’s e outras instalações, como as do CCONFEA, da MÚTUA e de várias instituições ligadas à Engenharia e a Agronomia brasileira, vira palco de uma sadia informalidade, em que a cordialidade entre profissionais, funcionários, estudantes e convidados prova que é possível a integração nacional em torno dos ideais da valorização das categorias da área tecnológica. Mas, para que essa espontaneidade surta o efeito desejado em termos de Marketing Institucional e Relações Públicas, é preciso planejamento e muito trabalho.
Todo ano os CREA’s levam para seus estandes na ExpoSOEA o melhor de suas realizações e o Conselho paulista não faz diferente. Em seu espaço da feira o CREA/SP procura manter um clima agradável em torno dos visitantes, buscando reforçar os laços com os amigos tradicionais e conquistar a atenção de novos, principalmente quando se trata de estudantes da área. Neste ano a equipe de Comunicação e Eventos distribuiu, durante os três dias do evento, cerca de 2.000 kits com material informativo, contendo: Catálogo Empresarial de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo 2016, em formato digital, com dados de dezenas de milhares de empresas do setor; folderssobre o combate aos chamados “caneteiros” e às tentativas de registro com documentação falsa, sobre as facilidades do registro on-line, sobre as campanhas de caráter social do Conselho e sobre o projeto Casa da Engenharia, além de um flyer sobre o aplicativo FiscCrea, que consiste em ampliar o número de profissionais auxiliares da Fiscalização por meio da utilização de smartphones, e um livreto explicando os procedimentos para a solicitação de Certidão de Acervo Técnico on-line.
Outros atrativos do estande paulista na ExpoSOEA foram a maquete de um modelo padrão da Casa da Engenharia e um banner teleanimado sobre o aplicativo FiscCrea. Parte do material distribuído foi preparada pelo Conselho ao longo dos últimos meses e outras peças foram produzidas exclusivamente para o evento em Foz do Iguaçu. Segundo o Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Civil Luiz Roberto Sega, “é comum os visitantes e amigos de outros Estados se sentirem muito à vontade no nosso estande, mas, independentemente da informalidade que envolve o relacionamento entre os Conselhos, temos de aproveitar esse tipo de encontro para trabalhar na disseminação de conhecimento técnico, prestando conta ao público do nosso investimento em inovações tecnológicas e administrativas – e isso o CREA/SP tem feito com bastante regularidade”.