Na abertura do Seminário “Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção”, realizado no final de julho na Capital paulista, o Vice-Presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, EngºHaruo Ishikawa, afirmou que a SST – Segurança e Saúde do Trabalho não podem ser descuidadas por se constituírem em elementos fundamentais para a produtividade da construção civil. “Somente as empresas que obtiverem produtividade conseguirão ultrapassar a atual crise”, destacou.
O Vice-Presidente anunciou que convidará um representante do CREA-SP para integrar o Comitê Permanente Regional da NR-18, a norma do Ministério do Trabalho e Emprego que dispõe sobre SST na construção.
O anúncio se deu depois que o Presidente do CREA-SP, Engº Francisco Kurimori, relatou que a mais recente Câmara Especializada da entidade é de Segurança do Trabalho, destinada a dar orientações sobre a temática. “O maior patrimônio de uma empresa é o trabalhador”, afirmou Kurimori. Segundo o Presidente do CREA-SP, futuramente serviços da entidade como o acervo técnico, já disponíveis on-line, também poderão ser acessados via celular. Além disso, a entidade instituirá a Fundação CREA-SP, como mantenedora de dois projetos a serem implementados: uma universidade para complementar a formação profissional de engenheiros e técnicos, e um site (marketplace) onde empresas e profissionais possam oferecer seus serviços.
Realizado pelo Instituto Trabalho e Vida, o seminário contou com o apoio institucional do SINDUSCON-SP e abordou uma série de boas práticas em SST na construção.