No dia 17 de julho, o CREA/SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo realizou, a partir das 19:00 horas, a solenidade de inauguração da Casa da Engenharia no município de Laranjal Paulista, construída na Rua Antônio Alves Martins, nº 45, no Jardim Ambiental, que foi denominada de CASA DA ENGENHARIA “Engº José Sidnei Moraes”, em homenagem ao 1º Presidente da Associação de Laranjal Paulista, falecido em 2011, onde funcionarão a UPS – Unidade Posto de Serviço do Conselho e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Agrimensores, Técnicos e Tecnólogos de Laranjal Paulista e região. Com o novo prédio, tanto o CREA-SP como a Associação irão melhorar o atendimento aos profissionais e empresas da área tecnológica na região. Esta é a 11ª unidade que o CREA-SP constrói sob o conceito Casa da Engenharia, desde que o programa foi iniciado, com a realização das licitações para a concepção de um projeto padronizado de arquitetura e identidade visual (vencida pela empresa Diretório da Arquitetura) e para a contratação das construtoras que executariam as obras, de acordo com as exigências de inovação tecnológica, acessibilidade e sustentabilidade especificadas pelo Conselho. No caso da UPS de Laranjal Paulista, a construtora responsável pela obra foi a Terra Paulista Ltda. Antes de Laranjal Paulista, foram entregues as unidades de Ibitinga, Botucatu, Ourinhos, Barra Bonita, Avaré, Valinhos, Andradina, Dracena, São Manuel e Itápolis.
O Dispositivo de Honra e a Mesa de Autoridades do evento foi composto pelo Presidente do CREA-SP, Engº Francisco Kurimori; pelo Prefeito Heitor Camarin Junior; pelo Presidente da Câmara Municipal Nilson Ventris; pelo Presidente do CREA-RS, Engº Melvis Barrios Junior; pelo Presidente da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, Arqº Valdir Bergamini; pelo Diretor Geral da MÚTUA/SP, Engº Pedro Katayama, pelo Coordenador da UNASP, Engº Valdir Paezani; pelo Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Agrimensores, Técnicos e Tecnólogos de Laranjal Paulista, Engº Osvaldo Damião Júnior e pelo Sup. de Fiscalização do CREA-SP, Engº Luiz Roberto Sega.
Com o projeto Casa da Engenharia, o CREA-SP visa a estabelecer um padrão de atendimento e fiscalização em todas as suas unidades do Interior, respeitando as particularidades, características e demandas locais, quanto a aspectos físicos, econômicos e culturais, e ainda criar uma base de padronização visual para cada uma dessas unidades, conferindo-lhes identidade própria, característica comum às grandes organizações, que permite à sociedade a fácil identificação de suas marcas na paisagem urbana.
Além das Casas da Engenharia, o Crea-SP vem revitalizando unidades em todas as suas regiões administrativas. O evento contou com a presença de Chefes de UGI’s, Gerentes Regionais, Inspetores, Conselheiros, Diretores e Superintendentes do CREA-SP; Presidentes e Diretores representantes de associações de várias regiões do Estado; Diretores, associados, familiares, amigos e parceiros da Associação de Laranjal Paulista, além das autoridades locais.