Na manhã do dia 25 de novembro, ás 10h00, aconteceu a abertura da 2ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP, realizada no Club Homs, sito na capital paulista à Av. Paulista, nº 735. A atividade foi precedida por 11 encontros preparatórios regionais que percorreram o Estado de São Paulo para debate sobre o tema: “O arquiteto, o projeto e a qualidade do ambiente construído”.
A mesa de abertura foi composta pelo Arqº Gilberto Belleza, Presidente do CAU/SP; Valdir Bergamini, Vice-presidente do CAU/SP; Ronald Tanimoto, Conselheiro e Coordenador da Comissão Especial de Organização da 2ª Conferência do CAU/SP; Victor Chinaglia, Conselheiro e Diretor Jurídico do SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo; Roberto de Gouveia e Freitas Júnior, diretor do IAB/SP – Instituto de Arquitetos do Brasil, representando o Presidente do IAB-SP, José Armênio de Brito Cruz; Nina Vaisman, Conselheira do CAU/SP e Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas; Henrique Cambiaghi, membro do Conselho Diretor da ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, representando a Presidente Miriam Addor.
Em sua saudação aos participantes da 2ª Conferência, Nina Vaisman mencionou sua consternação adiante do grave acidente ocorrido após o rompimento de barragem no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, cidade histórica mineira.
O Coordenador da 2ª Conferência agradeceu o apoio da diretoria do CAU/SP para a realização do evento. “Tivemos 11 etapas regionais que nos deram subsídios valiosíssimos”, destacou, desejando a todos uma ótima Conferência.
O Vice-presidente do CAU/SP parabenizou os integrantes da Comissão Organizadora e todos que colaboraram com a construção da 2ª Conferência. “Vivemos momento muito importante com a oportunidade de nos encontrarmos para discutir o reconhecimento e a valorização profissional”, afirmou.
Gilberto Belleza cumprimentou os arquitetos e urbanistas presentes, ressaltando o empenho e o esforço de todos os envolvidos na organização do evento para que em pouquíssimo tempo sua realização fosse possível. “O papel de todos aqui é representar a capilaridade do nosso Conselho, que realizou no último período 11 encontros regionais com mais de 1000 profissionais envolvidos”. Segundo o Presidente do CAU/SP, as contribuições e os pontos de discussão levantados no processo da 2ª Conferência são de fundamental importância. “Estamos juntos, tateando, para encontrar o caminho desse nosso jovem Conselho”.
A conferência foi encerrada ás 19h00 do dia 26 de novembro, após terem sido discutidos os cinco temas propostos: Ética – Reserva Técnicas e suas implicações; Honorários Profissionais; Resolução nº 51 – projeto arquitetônico atribuição do arquiteto; Educação e a Formação continuada; Projeto Executivo – Qualidade do Ambiente Construido; e finalizando, a Plenária Final com a apresentação das propostas das Conferências Regionais, debates e aprovação.