Também no dia do início das obras da Casa da Engenharia de Birigui, 03 de março, o CREA/SP começou a construção da Casa da Engenharia de Pereira Barreto, durante cerimônia realizada ás 17h00, de assinatura da Ordem de Serviço que determina o início imediato da edificação do auditório que integrará a nova Unidade Operacional do CREA/SP, instalada junto à Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Estância Turística de Pereira Barreto, em área nobre da cidade sito na Rua Ary Dornellas Carneiro, nº 1997, Vila Municipal.O terreno para a construção do auditório da Casa da Engenharia de Pereira Barreto tem cerca de 850m² e o espaço terá lugares para aproximadamente 90 pessoas. A empresa vencedora da licitação para a obra é a mesma que já construiu as recém-inauguradas unidades de Itápolis, Dracena, Adamantina e Laranjal Paulista – a Construtora Terra Paulista, que esteve representada na solenidade por seu responsável técnico, Eng. Fellipe F. Fakri..
Compuseram a Mesa Diretora da Solenidade, o Presidente da Associação local, Eng. Marcelo Akira Suzuki; o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Prof. Valdomiro Tonetti Júnior; o Presidente do CREA/SP, Eng. Francisco Kurimori; o Prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Shigueyuki Enomoto; o Diretor Administrativo da MÚTUA/SP, Eng. Aldo Leopoldo Rossetto Filho e o Eng. Luiz Roberto Sega, Superintendente de Fiscalização do CREA/SP e Vice-Presidente da FAEASP-Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, no ato também representando o Presidente da Federação, Arq. Valdir Bergamini.
Em breve depoimento, o Presidente do CREA/SP falou sobre a importância da Casa da Engenharia para os profissionais da área tecnológica e para as comunidades onde se instala. Lembrou dos muitos amigos da época de faculdade que ainda encontra em Pereira Barreto, “e graças a esses laços – disse Kurimori – sinto-me à vontade para convidá-los a participar de duas grandes campanhas que o CREA/SP está promovendo: a Campanha de Valorização Profissional, que visa ao resgate moral e social da nossa classe junto à sociedade, colocando nossos profissionais no lugar que merecem no mercado, e a Campanha de Combate à Dengue nos Canteiros de Obra, com a qual cada um de nós tem totais condições técnicas de colaborar”.
Segundo o Presidente da Associação local, Eng. Marcelo Akira Suzuki, “a Casa da Engenharia em nossa cidade vai chamar a atenção da população em dois momentos: durante a construção, vai ser vitrine de um modelo de engenharia sustentável, e depois de pronta, será reconhecida como um núcleo agregador de vários públicos, não apenas dos associados e profissionais da região”. Marcelo entende que o número de afiliados da entidade, hoje em torno de 150, deverá crescer, “e a aproximação com o poder público também”.