Na noite de 3 de julho, o CREA-SP realizou, a partir das 19:00 horas, a solenidade de inauguração da Casa da Engenharia no município de Itápolis, à Av. Duque de Caxias, nº 1440, na Vila Santos, onde funcionarão, a exemplo de dezenas de casos pelo Interior afora, a UOP – Unidade Operacional de Inspetoria do Conselho e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos local. Com o novo prédio, tanto o CREA-SP como a Associação de Profissionais de Itápolis poderão melhorar o atendimento aos profissionais e empresas da área tecnológica na região.
Esta é a 10ª unidade que o CREA-SP constrói sob o conceito Casa da Engenharia, desde que o programa foi iniciado em 2013, com a realização das licitações para a concepção de um projeto padronizado de arquitetura e identidade visual (vencida pela empresa Diretório da Arquitetura) e para a contratação das construtoras que executariam as obras, de acordo com as exigências de inovação tecnológica, acessibilidade e sustentabilidade especificadas pelo Conselho.
No caso da UOP de Itápolis, a construtora responsável pela obra foi a Terra Paulista Ltda. Antes de Itápolis, foram entregues as unidades de Ibitinga, Botucatu, Ourinhos, Barra Bonita, Avaré, Valinhos, Andradina, Dracena e São Manuel. Duas outras Casas da Engenharia serão inauguradas em julho, em São José do Rio Pardo e Laranjal Paulista.
Compuseram a Mesa Diretora da Solenidade o Presidente do CREA-SP, Engº Francisco Kurimori; o Prefeito de Itápolis, José Luis Kawachi; a Presidente da Câmara Municipal de Itápolis, Edmércia Micheletti Diniz e o Vereador, Engº Irani Monclair Biazotti, o Presidente da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, Arqº Valdir Bergamini; o Diretor Geral da MÚTUA-SP, Engº Pedro Shigueru Katayama, o Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itápolis, Engº Laudinei José Romanini e o Superintendente de Fiscalização do CREA-SP, Engº Luiz Roberto Sega.
Com o projeto Casa da Engenharia, o CREA-SP visa a estabelecer um padrão de atendimento e fiscalização em todas as suas unidades do Interior, respeitando as particularidades, características e demandas locais, quanto a aspectos físicos, econômicos e culturais, e ainda criar uma base de padronização visual para cada uma dessas unidades, conferindo-lhes identidade própria, característica comum às grandes organizações, que permite à sociedade a fácil identificação de suas marcas na paisagem urbana.
Além das Casas da Engenharia, o Crea-SP vem revitalizando unidades em todas as suas regiões administrativas.