O Presidente do CREA-SP Engº Francisco Kurimori esteve em Ourinhos, no final da tarde do dia 14 de janeiro, onde vistoriou pessoalmente, o recém concluído prédio da Casa da Engenharia, construído em uma área de 800 m2, localizado na Av. Comendador Armando Silva, nº 210, Distrito Industrial I, Ourinhos, SP.
O prédio com 340 m2 de área construída é composto de um auditório com 140 lugares, com 03 espaços para cadeirantes e 03 poltronas para obesos, palco, camarins com sanitários masculino e feminino, despensa, cabine de controle de som, imagem e iluminação, sanitários masculino e feminino, saguão principal e recepção com cobertura em balanço. O prédio esta equipadocom rampas internas e externas, corrimão, barras de apoio, indicações em braile, ou seja, espaço totalmente adaptado para o uso de pessoas com deficiência física, de acordo com as especificações das normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A segurança é realizada por meio demonitoramento e filmagem através de câmeras internas e externas, com registro de imagens.
A tecnologia de construção adotada, conhecida como construção sustentável e ecologicamente correta, foi executada com estacas, blocos e vigas baldrame em concreto; pilares, vigas de travamento e estrutura do telhado em estrutura metálica, fechamento externo com placas cimentícias com espessura de 12mm e internamente com placas de gêssoacartonado, com isolamento termo/acústico entre elas;cobertura termo/acústica com telha metálica trapezoidal tipo sanduiche, sendo duas camadas em chapa galvanizada com poliuretano entre elas; divisões internas com painéis em drywall; fôrro com painéis acústico modular; brise em chapa ACM perfurada; instalação de reservatórios d’agua para captação de água pluvial para reuso; instalação de placas fotovoltaica para captação de energia solar e sistema de ventilação natural cruzada com o auxílio de climatizadores.
.O projeto Casa da Engenharia é uma das marcas da modernização do CREA-SP. As unidades estão sendo construídas a partir de uma identidade visual única, totalmente acessíveis e ambientalmente sustentáveis, garantindo serviços de qualidade aos profissionais e fortalecendo a imagem da categoria frente à sociedade. O município também ganha com a Casa da Engenharia, pois terá à sua disposição um auditório moderno e totalmente equipado, que poderá ser utilizado pelos profissionais da área tecnológica, pelas instituições de ensino, pelo poder público e pela sociedade civil organizada da cidade de Ourinhos.