CREA-SP e FAEASP apresentam plano de fiscalização em Parelheiros

               Em continuidade ao processo de aproximação das Entidades de Classe da Engenharia, Arquitetura e Agronomia e o Poder Público Municipal proposto pela FAEASP, foi realizada no dia 10 de outubro, às 10h30, na Subprefeitura de Parelheiros, Av. Sadamu Inoue, nº 5252, Jardim dos Álamos, Parelheiros, São Paulo, SP, uma reunião com a participação da FAEASP, do CREA-SP e de representantes da equipe técnica da Subprefeitura de Parelheiros, onde foram apresentadas e discutidas propostas para a realização de fiscalização do Código de Obras e Posturas do Município de São Paulo através das entidades de classe federadas da FAEASP e da fiscalização do exercício profissional realizada pelo CREA-SP e pelo CAU-SP, visando o crescimento ordenado e sustentável do bairro.   

                Parelheiros é um distrito rural localizado no extremo sul da cidade de São Paulo. É o segundo maior distrito da cidade em extensão territorial, embora seja muito pouco povoado. Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais de Mata Atlântica. Nele, se localiza a Área de Proteção Ambiental Capivari-monos. Em Parelheiros também se localiza uma aldeia indígena guarani, a Krukutu. A região recepcionou a primeira imigração alemã no estado, no início do século XIX. Os seus poucos habitantes têm o poder aquisitivo mais baixo da cidade. Distancia-se de quinze a 25 quilômetros de Itanhaém e de São Vicente, no litoral, e de cinquenta a sessenta quilômetros do centro da cidade.

              São 353 km², representando 24% do município, com ocupação urbana de 2,5% e dispersa de 7,7%. Com a totalidade de seu território em área de proteção aos mananciais, a região compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica e as áreas mais preservadas do Município. Inclui parte das bacias hidrográficas das Represas Guarapiranga e Billings, que são responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da Região Metropolitana de São Paulo. É cortado por ferrovia de escoamento da produção agrícola ao porto de Santos e um ramal suburbano desativado.

              Participaram da reunião o Presidente da FAEASP Arq. Valdir Bergamini, o Empresário Marcio Carriel Fernandes, o Presidente e o Diretor Financeiro da ALEASP – Associação Leste dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura da Cidade de São Paulo, Eng. Alfredo Vieira da Cunha e Eng. Ariovaldo Lopes de Souza, o Superintende de Fiscalização do CREA-SP, Eng. Luiz Roberto Sega, a Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Parelheiros, Arqª Loiude Cruz Vuidal Parlato, Engenheiros e Arquitetos da Equipe Técnica de Parelheiros.

Participantes da reunião na Subprefeitura de Parelheiros

Participantes da reunião na Subprefeitura de Parelheiros