A AEA – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista-, em parceria com a Master Ambiental, realizou no dia 05 de setembro, na sede da Associação, o curso de PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil), ministrado pelo consultor da Master Ambiental e cientista ambiental, formado na Itália, Caio Dalla Zanna, coordenado pelo eng. Fernando Barros, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento.
A geração de Resíduos da Construção Civil (RCC) representa grave problema ambiental da atualidade, principalmente pelo volume de resíduos gerados. Quando não destinados adequadamente, esses resíduos prejudicam a qualidade de vida urbana, sobrecarregam o sistema de limpeza pública e constituem crime ambiental. Zanna declara em entrevista: “Vejo que o Brasil está evoluindo. As leis são bem elaboradas e temos recursos disponíveis. No entanto, existe deficiência em mão de obra com projetos deficitários, falta conscientização do poder público e iniciativa do poder privado do cumprimento da lei, antes de ser autuado.”
A elaboração do PGRCC se destaca como obrigatoriedade e pré-requisito para aprovação de obras junto aos órgãos municipais. Elaborar o PGRCC possibilita a previsão da quantidade de resíduos gerados e definição de medidas de destinação ambientalmente corretas.
O curso abordou os instrumentos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a responsabilidade do gerador com relação ao gerenciamento adequado dos RCC, sua separação e sua destinação; definições de PGRCC, princípios, objetivos e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos; Legislação, Resoluções e normas técnicas específicas referentes aos RCCs; características e classificação do RCCs, etapas de elaboração do projeto do PGRCC além de apresentação de exemplos práticos.
Noventa pessoas inscritas das cidades de Marília, Santa Cruz do Rio Pardo, Lins, Garça, Vera Cruz, Adamantina, Paraguaçu Paulista, Tupã, São Carlos e Ocauçu, dentre eles engenheiros civis, florestais, agrônomos e de produção mecânica, além de arquitetos, técnicos em edificações, professores, estudantes e funcionários públicos municipais e estaduais participaram do curso.
Após o curso o eng. eletricista Eugênio Oliveira de Carvalho, chefe da unidade de Marília do CREA/SP proferiu palestra sobre ART – Anotação de Responsabilidade Técnica instituída pela Lei Federal 6.496 e regulamenta pela resolução 1.025 do CONFEA.