Teve início a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho, destinada aos funcionários do CREA-SP. Cerca de 800 funcionários participam das atividades, no período de 02 a 06 de setembro, em todo o estado.
No interior a expectativa é oferecer oportunidade de ampliar conhecimentos em segurança no trabalho e qualidade de vida a 200 funcionários. Segundo Alexandre Marques, vice-presidente da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, antes o processo de trabalho era realizado por meio de vídeos, agora a proposta é buscar caracterização de interatividade e obter respostas mais efetivas.
Em Lins, no dia 02 de setembro, 35 funcionários representantes das comissões de Lins, Ourinhos, Marília, Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto, participaram de atividades da SIPAT, na sede da SENAG – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Administrativa de Lins.
Foram ministradas quatro palestras abordando os seguintes temas: 5’S; ergonomia e postura; coleta seletiva/meio ambiente e motivação/estrutura. De acordo com Márcia de Carvalho, analista de RH do CREA-SP, a programação seguirá por outras unidades do interior até sexta-feira ( 6), e na capital seguem os mesmo temas.
O objetivo de evitar acidentes e segurança no trabalho são metas que vão além da SIPAT, segundo Francisco Kurimori, presidente do CREA-SP.”Temos um projeto inédito em andamento. O Serviço Público de Assistência Psicossocial, aos funcionários públicos federais. É o plano de saúde da mente. Oferecemos orientação jurídica, assistência psicológica e orientação financeira. São propostas de apoio e orientação ao trabalhador nos percalços fora do ambiente de trabalho”, esclarece.
Kurimori entende que o trabalhador precisa de tranquilidade dentro e fora do trabalho para manter o foco e desenvolver com qualidade todas as atividades exigidas em seu dia a dia. O evento pretende ainda detectar diversas necessidades do setor que possam suprir necessidades. Conscientizar, promover atenção à saúde e valorização da vida.