O presidente do CREA/SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, Francisco Yutaka Kurimori esteve em São João da Boa Vista na última terça-feira, 02 de abril. O CREA-SP é considerado o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e um dos maiores do mundo.
Kurimori realizou uma reunião na Prefeitura Municipal com o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, vereadores e membros da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São João da Boa Vista (AEA) para discutir projetos que podem ser realizados no município. Na ocasião, o presidente do CREA-SP sugeriu a criação de um projeto de apoio para atender a demanda para regularização de construções de moradores de baixa renda, que não conseguem contratar um engenheiro para que as casas estejam com documentação em dia e sejam construídas com segurança. Para Kurimori, a AEA poderia fiscalizar os imóveis, colaborando com a Prefeitura e promovendo cidadania.
Também destacou a Engenharia Civil como uma modalidade em ascensão em toda a região. “Para a cidade se industrializar é preciso fazer investimentos e primeiro profissional procurado nesse processo é o Engenheiro Civil”, analisou. E ainda: “São João da Boa Vista possui um grande Distrito Industrial. Vejo uma grande evolução nessa região”.
Kurimori realizou palestras para alunos da UNIFAE e da UNIFEOB. Na UNIFEOB, onde também foi homenageado, o presidente do CREA-SP reuniu-se com o Reitor João Otávio Bastos Junqueira, o Pró-Reitor Acadêmico José Roberto Almeida Junqueira, o presidente da AEA e docente da UNIFEOB, Rogério de Souza Carvalho, os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil e Agronômica, Juarez Garzon Rehder e João Celso Falavigna Nogueira e com membros do CREA-SP para discutir a demanda do mercado para engenheiros e a grande procura pelos cursos de Engenharia no Centro Universitário.
Para os alunos de ambas as instituições, Kurimori falou sobre o promissor mercado de construção no País, em São João da Boa Vista e região e sobre o papel do CREA-SP como órgão fiscalizador da profissão. “Hoje a economia brasileira está novamente aquecida e a estabilidade e crescimento econômico renderam frutos de sucesso para os engenheiros. Essa região é a ‘bola da vez’ no crescimento industrial. São João da Boa Vista está em franco desenvolvimento e quem colabora nessa expansão é o profissional de Engenharia”, avaliou.