A ABEA/SP – Associação Brasileira das Engenheiras e Arquitetas no Estado de São Paulo e a FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, em parceria com o CREA/SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, realizou no dia 21 de março de 2013, ás 10h30, no Espaço Técnico Cultural do CREA-SP – Sede Angélica, sito na Av.Angélica, nº 2364, Consolação, São Paulo, SP, a cerimônia onde homenageou as mulheres profissionais da área tecnológica pelo seu dia, 8 de março, ocasião em que foi concedido o título de “Mulher Profissional do Ano de 2013” a Secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Engª Agrônoma Mônika Bergamaschi e homenageada todas as mulheres que tem se dedicado ao associativismo profissional e as que ocupam hoje, o cargo de Presidente de nossas Entidades de Classe.
A Mesa Diretora foi composta pela Presidente da ABEA-SP e Presidente da SENAG-Lins, Engª Keiko Obara Kurimori, pelo Presidente da FAEASP e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ourinhos, Arqº Valdir Bergamini, pelo Presidente do CREA-SP, Engº Francisco Kurimori, pela Secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Engª Agrônoma Mônika Bergamaschi, pelo Vereador do Município de Lins Aparecido Correia e pelo Vice Presidente do CREA-SP, Engº Jolindo Rennó Costa.
A Engª Elisabete Alves de Oliveira Rodrigues, Chefe de Gabinete do CREA-SP e Presidente da ABENC/SP – Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento São Paulo, foi chamada à tribuna onde prestou homenagem a Arquiteta e Urbanista Célia Ballario, que foi Vice Presidente da ABEA-SP, e que faleceu no último dia 22 de fevereiro. Em seguida, a Presidente da ABEA/SP e da SENAG-Lins, Engª Keiko Kurimori entregou as Presidente Mulheres das Entidades de Classe filiadas à FAEASP, o Certificado de Agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao associativismo profissional e por trazerem uma visão feminina para a área tecnológica.
Dando continuidade às homenagens, o Mestre de Cerimônias, Jornalista Paulo Roberto Ferraz procedeu a leitura de um Minicurrículo da homenageada com o Título “Mulher Profissional 2013”, Mônika Bergamaschi. “Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP, Mestre em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, com MBA em Gestão de Empresas com ênfase em Cooperativismo pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FUNDACE/FEARP/USP. Atuou como Secretária Geral da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto – ABAG/RP; foi Diretora da Sociedade Rural Brasileira – SRB; Presidente do Conselho Fiscal do Instituto para o Agronegócio Responsável – ARES e Secretária Executiva pelo Setor Privado do Conselho Agronegócio – CONSAGRO/ MAPA. Em 2005, foi eleita pela Revista Forbes a mulher mais influente do setor de agronegócio. Desde junho de 2011, responde pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Terminada a leitura do Minicurrículo, a Engª Keiko Kurimori entregou à homenageada, o Troféu e o Diploma do Titulo de “Mulher Profissional 2013” conferido pela ABEA-SP e o Engº Francisco Kurimori entregou o vaso de orquídea.
A solenidade contou com a participação de Superintendentes, Diretores, Conselheiros, Inspetores e Colaboradores do CREA-SP, Presidentes e Diretores de Entidades de Classe, Diretores e Conselheiros da FAEASP e do Ex-Prefeito de Ourinhos e Diretor de Engenharia e Arquitetura Pública e Social da FAEASP, Engº Toshio Misato.