A estância turística de Ribeirão Pires vai ganhar a primeira unidade da Casa da Engenharia na região do Grande ABC paulista. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental aconteceu na Câmara Municipal daquela cidade no dia 14 de junho, ás 11h00.
Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o Presidente do CREA/SP, Eng. Francisco Kurimori; o Vereador Hércules Nunes Giarola, que representou o Prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, e o Presidente da Câmara Municipal, José Nelson de Barros; o Coordenador da UNASETE – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia das Sete Cidades do ABC, Arq. José Roberto Pereira Antunes; o Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires, Eng. Carlos José de Almeida; o Inspetor Chefe do CREA/SP no município, Eng. Clóvis da Mata Barreto; o ex-Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires, Eng. Nelson Minoru Tanaka; e o Vice-Presidente da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo e Superintendente de Fiscalização do CREA/SP, Eng. Luiz Roberto Sega.
Também estiveram presentes autoridades do poder público local, presidentes de associações regionais de profissionais, gerentes e chefes de unidades do CREA/SP, e inspetores dos municípios da região e do litoral.
O terreno doado pela Prefeitura ocupa uma área de mais de 580 m² à Rua Felipe Sabbag, nº 55, Centro, onde funcionará a nova sede da Unidade Operacional de Inspetoria do CREA/SP e da Associação local de profissionais, melhorando o atendimento ao público da região do Grande ABC. A futura sede do CREA/SP será instalada próximo à estação ferroviária, ao terminal rodoviário, às sedes do poder público municipal, bancos e comércio local.
O Presidente do CREA/SP agradeceu ao poder público pela confiança depositada no Conselho, lembrando o início do processo de aproximação dos profissionais na região do Grande ABC. “Há anos que a gente vem batalhando para organizar a nossa categoria nesta região. O trabalho de mobilização da classe é que gera a força para que as coisas aconteçam. Esse espaço físico da Casa da Engenharia vai fazer com que a nossa categoria se reúna, se organize cada vez mais, se integre com a população, e isso traz valorização profissional”, disse.
O ex-Presidente da Associação fez um “agradecimento a todos que contribuíram para a realização desse sonho de mais de 32 anos” e destacou que a Casa da Engenharia “vai contribuir muito com a sociedade civil da nossa cidade”.O atual Presidente da Associação frisou que “a Casa da Engenharia é um reconhecimento do poder público e do Conselho à nossa classe”, destacando que, com a nova unidade, a visibilidade será muito maior e ajudará a aumentar o número de associados, “mostrando que o CREA/SP não é só fiscalização, é valorização profissional também”.
“A engenharia traz marcos significativos na história da humanidade, como foi o caso das pirâmides; estabelecer a Casa da Engenharia como referência para os profissionais é uma iniciativa louvável do Presidente do CREA/SP”, disse o Coordenador da UNASETE, informando que já foram iniciadas as tratativas para a futura instalação de uma unidade da Casa da Engenharia em São Bernardo do Campo.“A doação do terreno foi um dos poucos projetos aprovados por esta casa de leis por 17 votos a zero”, relatou o Vereador Hércules Giarola, destacando que “de todos os terrenos que conseguimos fazer as doações de 2013 para cá, o único que fará uma edificação nesta gestão é o Crea-SP, uma promessa cumprida, que mostra tratar-se de um Conselho de pessoas sérias”.
As obras da Casa da Engenharia em Ribeirão Pires devem ser iniciadas em breve: está marcada para 7 de julho a abertura dos envelopes com as propostas das empresas participantes da licitação para construção, conforme informou o Superintendente Eng. Sega.